quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dicas Fashionzinhas da Semana

Hora do Sono

Para a maioria das crianças, a hora de dormir é uma luta, choram, reclamam, esperneiam e sempre querem dar uma esticadinha, Cansados, após um dia atarefado, os pais acabam cedendo e deixando os pequenos dormirem na hora que bem entendem. Porém uma noite de sono tranqüila e na hora certa é muito importante para a saúde mental e física, tanto dos pais, quanto das crianças. Por isso, nós do fashionzinhos, preparamos dicas para os pequenos irem dormir tranqüilos e, é claro, muito fashions! E como sempre, nossas dicas serão ilustradas com as fotografias que vocês, nossas queridas mamães leitoras nos mandam, adoramos receber o carinho e as fotos dessas fofuras, continuem mandando!

Maria Júlia


Faça:

Determine um horário: É muito importante para a criança ter uma rotina, estabeleça um horário para dormir e acordar e se possível para as atividades diárias e siga essa rotina rigorosamente. Fazendo isso você estará "regulando" o relógio biológico da criança, com o tempo ela mesma começara a acordar e dormir no horário determinado, sem que você a lembre. Além disso, estará contribuindo para o desenvolvimento do seu filho, que além de desenvolver suas atividades com maior emprenho, pois estará descansado, crescerá mais responsável e organizado, pois desde cedo terá uma rotina. E não se preocupe, sabemos que imprevistos acontecem e que nossos pequenos fashionzinhos têm muitos compromisso e nem sempre é possível seguir com o horário, bom, quando isso acontecer explique para o pequeno que esse foi um caso isolado, mas que no dia seguinte a rotina continuará normalmente. 

Crie um ritual: Rezar, contar uma história, cantar ou colocar uma canção de ninar, etc. Criar alguma coisa para fazer antes de a criança dormir é um ótimo auxiliar para faze-la dormir, com o tempo essas atividades tornam-se algo esperado pelos pequenos, os quais não reclamarão mais para dormir, pois estarão esperando ansiosos pela histórinha, pela músiquinha, ou por qualquer outra coisa que torna a hora de dormir especial. Caso a criança não durma no meio ou depois do ritual criado por você, não se preocupe e nem continue até ela dormir, você precisa deixar claro que sempre antes de dormir farão algo juntos, porém terá um tempo determinado, ela durma ou não. Combine antes com a criança, por exemplo, 3 músiquinhas, ou 5 páginas de um livro, ou uma histórinha. O importante é a criança saber que depois que acabar, você sairá para ela pegar no sono.
Dica: Aposte nas canções de ninar, é comprovado que elas realmente acalmam e induzem o sono. As opções são muitas, você pode comprar os cds em livrarias e lojas de música, baixar pela internet ou até mesmo cantar, o importante é tentar!

Amigão do sono: Um bichinho de pelúcia ou uma boneca são ótimas companhia para a criança na hora de dormir, além de fazerem ela sentir-se mais segura e com a idéia de que não está sozinha, com o tempo, aquela figura lembrará a criança que é hora de dormir.

Brinque: Crie brincadeiras leves pouco antes de dormir, após o jantar por exemplo. Isso gasta a energia final da criança e a faz pegar mais rápido no sono. Porém é muito importante que sejam brincadeiras tranqüilas, se não o caso poderá ser o inverso, jogos de carta, tabuleiro, brincar de boneca, de casinha e marionetes são ótimos exemplos. 

Chá de camomila: Um xícara quentinha de chá de camomila, adoçado com mel, é uma ótima auxiliar para o sono dos pequenos, mais indicado até que o leito morno, pois além de ativar o sono, tem digestão mais rápida.

Banho quentinho: Um banho bem quentinho antes de dormir é uma delicia e um ótimo relaxante, torne ele parte do "ritual pré sono" e verá que dará ótimos resultados.

Ambiente limpo e tranqüilo: É muito importante que o lugar onde a criança dorme seja tranqüilo, sem muitos objetos espalhados e bagunças, além de pegarem mais rápido no sono, pois não terão distrações, o sono será mais tranqüilo e sem pesadelos.

Roupa confortável: A roupa ideal para dormir é aquela que deixa o pequeno confortável e também na temperatura ideal. Observe como a criança dorme, se a criança costuma a dormir a noite inteira coberta, coloque-a para dormir com uma roupinha não tão quente. Já se ela se descobre e não fica com coberta e/ou se descobre durante o sono, use roupas mais quentinhas. Além disso fique atenta com elásticos, botões, enfeites e qualquer outra coisa que possa machucar a criança.

Maria Júlia é fashion até na hora de dormir!

Isso mesmo Yusuke, é muito importante escovar os dentinhos antes de dormir! 

Isabelly sempre faz uma oração antes de dormir, faz parte do seu "ritual pré sono", muito importante para ajudar os pequenos dormirem mais rápido.

Como o Matheus não gosta de dormir coberto, a mamães sempre escolhe um pijama bem quentinho.

O ambiente que o Samuel está é o ideal para dormir, aconchegante, arrumado e com um "companheiro" para mantê-lo seguro!

O Diego está dormindo tão confortável que até dá vontade de dormir também não é mesmo?!

Pedro Miguel dormindo tranquilo e com toda segurança para não cair da caminha, muito bem mamãe!

Mateus dorme em um local perfeito para crianças: Tranquilo, aconchegante e com objetos que chamem atenção para que ele não acorde assustado!

Andrey sempre simpático e muito fashion, até na hora de dormir!

Olha que delícia a Manuela dormindo, dá até vontade de morder!!!


Não faça:

Evite açucares, corboidratos e alimentos pesados: Evite alimentos com muito açúcar e carboidratos algumas horas de dormir, esses alimentos aumentam a energia e tiram o sono. Também evite refeições muito pesadas, pois quanto maior for o tempo de digestão, mais conturbado e difícil será o sono da criança.

Nada de brigas: Nada de brigar com a criança ou com qualquer membro da casa antes de dormir, a criança precisa estar com a mente relaxada e com os pensamentos tranqüilos, caso contrário o sono não virá, ou será cheio de pesadelos e conturbações. 

Cama da mamãe: Depois dos 6 meses já é permitido e recomendável que os pequenos durmam no seu próprio quarto. Além de isso criar a independência necessária para os pequenos, devolvem a intimidade para a mamãe e o papai, que também precisam do seu cantinho.

Brincadeiras agitadas: Evite brincadeiras que agitam o corpo e a mente dos pequenos antes de dormir,    nada de videogame, televisão, computador, correr e coisas do tipo. Isso ativa a mente dos pequenos e libera mais energia, o que será um problema na hora do sono.

Para Samuel, na hora de dormir, qualquer lugar é lugar!!

Olha que gostosa a caminha do Yusuke, tem como reclamar para dormir em um lugar assim?

Isabelly dormindo abraçada com o seu ursinho, isso faz as crianças sentirem-se mais seguras.

O Andrey dorme super coberto, para as crianças que dormem assim, o idela é escolher um pijama mais fresquinho.

Depois de férias super divertinhas, Mateus e Sabrina tiram um soninho no avião!

Isso é jeito de dormir Giovanna? Muito fofa!!

Que soninho bom ein Pedro?!

Os irmãos Breno e Samuel dormem com ursinhos, em uma cama grande e colada na parede. Conforto e segurança ok! Parabéns mamãe!!

Eric fofo até dormindo, quem não queria estar no lugar desse ursinho para receber esse abraço?!

Olha que graça a Giovanna dormindo, charmosa em qualquer hora do dia!


Essas foram as nossas dicas para a hora de dormir, lembre-se que são DICAS, não regras, portanto pode não funcionar para todos. 
Se você tiver alguma dúvida ou dica sobre a hora de dormir, compartilhe conosco através dos comentários.
Quer sugerir um tema para as próximas dicas? Conte para nós, adoraremos ajudar!

Beijinhos e até a próxima!!!

6 comentários:

  1. Eeeeehhhh.... cada soninho gostoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Que delia essas dicas!!! E essas fotos o que são meu Deus?! Morriiiii...

    Beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  3. ai que delicia de fotos,da vontade de levar pra casa,esses anjinhos lindooos
    adoro,amei as dicas Flá,tá Lindooo,nada como uma boa noite de sono,ainda mais depois de ver crianças lindaaas e abençoadas,amo fazer parte do Fashionzinhos
    obrigada Flá
    beijo bem grandão
    Danny e Isabelly

    ResponderExcluir
  4. Como sempre otimas dicas e crianças lindas,como é bom ver uma criança dormindo transmite uma tranquilidade uma paz ,lindos todos os fashionzinhos!,mais uma vez parabens pelo blog FLAVIA!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Flá!

    Renata Demkoff

    ResponderExcluir
  6. O sono é super imporatnte para o crescimento da criança, além d euma noite bem dormida é necessário tirar uma soneca á tarde, assim a criança memoriza e guarda o que aprende duarante o dia. bjssssssssss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário